História

O Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Municipais do Município de Itapagipe foi criado em 20 de Março de 1.992, com a edição da Lei Complementar Municipal nº 02/92, com vigência à partir de 01 de abril de 1.992, assegurando aos servidores públicos municipais os benefícios previdenciários de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, e outros previstos na Lei em referência.

Inicialmente a Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Itapagipe, fora criado junta à Secretaria da Prefeitura Municipal com denominação Especial de FUNDO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA DE ITAPAGIPE – FUMPI.

Após sucessivas revisões na Legislação de Regência deste Regime, em 2002, foi criado o INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ITAPAGIPE – IPREVI, como entidade Autárquica, com personalidade jurídica de direito público interno, patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira, com sede e foro na cidade de Itapagipe. (Lei Complementar nº 06 de 06 de novembro de 2.002).

O IPREVI é o órgão responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Itapagipe, com base nas normas gerais de contabilidade e atuaria de modo a garantir o seu equilíbrio financeiro e atuarial, bem como gerir os seus recursos financeiros.

Além da administração do Regime Próprio, o IPREVI tem como objetivo garantir aos Servidores Municipais, detentores de cargos efetivos a cobertura de eventos de doença, acidente em serviço, invalidez, idade avançada, reclusão, morte e proteção à maternidade e família.

Para funcionamento e organização, o IPREVI possui uma estrutura administrativa compreendendo a Presidência, Conselho Administrativo, Conselho Fiscal, Comitê de Investimentos e Junta de Recursos.

- IPREVI - INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ITAPAGIPE

Rua 8 Nº 1000. - Centro

CEP: 38240-000 - Itapagipe/MG